BioEssência – Óleos essenciais, óleos vegetais e hidrolatos

Óleos Essenciais . Cosméticos Naturais . Bem estar Pessoal

- DESDE 1999 -

3.09.2012

SALVIA ESCLAREIA- Salvia sclareia

Embora as suas propriedades sejam semelhantes às da salvia comum, a salvia esclareia é mais usada na aromaterapia em virtude do seu baixo nível de toxicidade. É utilizada no tratamento de problemas ligados à menstruação e à menopausa. É muito útil também em infecções da garganta e do trato respiratório.

Usos Caseiros

•Tem afinidade com o sistema reprodutor e equilibra normalmente o sistema endócrino.

•Pode ser muito benéfico na sintoma pré-
menstrual e na menstruação dolorosa, podendo ajudar em casos de espasmos musculares, dor nas costas, rigidez e cãibras.  •Pode ser de muita utilidade durante a menopausa.

•Sendo um tónico uterino e também um analgésico, ajuda na fase mais adiantada do trabalho de parto, embora não deva ser usado no início.

•É útil nas infecções da garganta e do aparelho respiratório e também pode ajudar nas inflamações cutâneas e nos inchaços.

•É benéfico para quem tem problemas digestivos ou de flatulência, sendo também de grande utilidade em casos de dores de cabeça e enxaquecas.

< O óleo é muito sedativo e provavelmente dificulta a concentração. Em grandes doses, provoca dores de cabeça. Não deve ser usado antes de conduzir um automovel. Se associado ao álcool, pode provocar náuseas.

Usos Através dos Tempos

•Na Inglaterra do século XVI, usava-se a salva esclareia, em lugar do lúpulo, no fabrico da cerveja. Ela também entrava na composição dos vinhos alemães para os tornar mais inebriantes.

•A salvia era usada como planta medicinal no Antigo Egito, para tratar a infertilidade, e tanto os gregos como os romanos acreditavam que assegurava uma vida longa.

•Na Idade Média, era conhecida como óculos chiste, que quer dizer “o olho de Cristo”.  *Clarus significa “claro” em latim e a própria erva (não o óleo) talvez tenha sido usada para limpar o muco dos olhos.

•Salvia vem do latim salvaro ou salveo, que quer dizer “salvar”, que reflete a fama de “cura tudo” que a planta tem.  •O óleo de salvia esclareia tem propriedades semelhantes às do óleo de salva comum, mas é muito mais seguro, porque contém menos tuiona. É preciso ter cuidado para comprar o óleo certo.

Notas Sobre a saúde

Efeitos na pele

•Tem propriedades regenerativas e estimula o nascimento de cabelos novos.  •Limita a produção de sebo e combate a oleosidade do cabelo e a caspa.  Usos na Aromaterapia

•Provoca sonhos vívidos e estimula a clareza na recordação dos mesmos.

•Pode causar uma sensação de euforia. Porém, em doses maiores, também pode ser um narcótico e provocar sonolência.

•É útil no combate à ansiedade em situações de tensão.

Descrição geral  Uma erva com pétalas de flores brancas ou lilás-claro que terminam numa ponta dura (skeria significa “dureza” em grego) e folhas grandes e enrugadas presas a um caule cor-de-rosa. A planta atinge uma altura de cerca de 60 cm.

Atributos e características  Afrodisíaco, equilibrador, eufórico, sedativo e tónico.   Nome da família Labiteae.

Método de extração: Destilação a vapor das partes verdes e das sumidades floridas.

Composição química: Linalol, salviol (álcoois); acetato de linalilo (éster); cineolo (cetona); cariofileno (sesquiterpeno).

Nota : Entre alta e média.  Aroma  Forte, pesado e parecido com nozes.

Propriedades:  Anti convulsivo, anti-depressivo,  anti-séptico, anti-espasmódico, antisudorífero, afrodisíaco, adstringente, balsâmico, cicatrizante, desodorizante, digestivo, emenagogo, hipotensor, nervino, parturiente, sedativo, estomáquico, tónico uterino.

Mistura-se bem com : Cedro do Atlas, bergamota, cipreste, incenso, gerânio, toranja, jasmim, zimbro, alfazema, lima e sândalo.

É cultivada em todo o mundo. O óleo de melhor qualidade vem de França, Grã-Bretanha e Marrocos.

Foto- Salvia Esclareia em Beilstein com Angela Cristina Hering

 

Bibliografia The A to Z of essential oils – E.Joy.Bowles / Barron´s. The Illustrated Encyclopedia oh ESSENTIAL OILS – Julia Lawless / Element Aromaterapia para uma vida Saudável – Clare Walters / Konemann.

A Bio Essência não se responsabiliza pelo uso indevido de seus produtos. Em caso graves ou em casos de dúvida procure orientação de um médico.


Receba novidades por e-mail

Cadastre seu email abaixo para receber textos e promoções:
Bioessência . Dúvidas . Loja Virtual
DoDesign-s Design & Marketing