BioEssência - Óleos essenciais, óleos vegetais e hidrolatos

18/05/2012

HORTELÃ PIMENTA Mentha piperita

Os egípcios utilizavam a hortelã pimenta para temperar o vinho e Culpeper defendia esta erva como sendo a ideal para distúrbios digestivos. Bastante usado contra diarreia, náusea, vômito,cólicas estomacais. Emprega-se contra bronquite, resfriados, acne e pele congestionada. É útil para alivio de dor de cabeça

Aromaterapia no dia a dia

Sistema respiratório: Gripes e resfriados, e expectorante elimina o catarro, benéfico nos casos de congestão nasal e sinusite. Aroma ambiental, inalação a vapor, banho, massagem suave. Aliviar a pressão na cabeça em casos de constipação e febre.

Sistema imunológico: é antiséptico, protege nosso corpo contra resfriado, gripes, infecções, epidemias e catapora. Banhos, loção corporal , aroma ambiental.

Sistema nervoso: Dores de cabeça, enxaqueca e fadiga mental e física. Principalmente quando a pessoa está com dificuldade para se concentrar e pensar com clareza. Usar no ambiente, no colar aromático e no Banho.

Limpa a pele congestionada. Gargarejo sem engolir para eliminar mau hálito- Hidrolato de Hortelã.

Cuidados com a pele: congestão e irritação na pele. Ação: alivia a coceira e a irritação, mas deve se usado a diluição de 1% para evitar agravamento da situação.

Circulação, músculos e juntas: dores e fadiga musculares, circulação pobre, , benéfico paar veias varicosas e hemorroidas. Usado em compressa ou aplicação diluído em óleo vegetal. Banho de banheira.

Propriedades

Estimulante, refrescante, descongestionante, desodorizante,depurativo, expectorante, analgésico, anti-nevrálgico, anti-séptico, antiespasmódico, antiviral, bactericida, adstringente, diurético, anti térmico, hepático, vaso constritor, vermífugo.

Combina bem com>> Manjericão, cipreste, limão, lavanda, manjerona, alecrim, eucalipto globulus e tea tree.

Curiosidades – Usos através dos tempos

Hortelã pimenta  é usado para baixar a febre e conter doenças contagiosas.

É utilizando em muitos produtos farmacêuticos, em especial massagens vaporizadores e outros produtos para o peito, na medicina veterinária e na odontologia

Cuidados e precauções: >> Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças. Evitar durante os primeiros 3 meses de gravidez. Deve-se usá-lo sempre diluído

Bibliografia

The A to Z of essential oils – E.Joy.Bowles / Barron´s.

The Illustrated Encyclopedia oh ESSENTIAL OILS – Julia Lawless / Element

Aromaterapia para uma vida saudavel – Clare Walters / Konemann.

A Bio Essência não se responsabiliza pelo uso indevido de seus produtos. Em caso graves ou de dúvida procure orientação de um médico.

» BioEssência - Óleos Essenciais . Fazer login »

Av Nenê Galvão, 331 - Jd. Jorge Atalla. Jaú, SP
CEP 17.211-477 - Tel (14) 3416 0822
Anvisa MS MS 2.048.81.6

DoDesign-s Design & Marketing